BLOG

5 Livros para Tempos de Crise

O Brasil vive hoje um momento delicado. As graves crises ambientais, sociais e de representatividade política se contrastam com a baixa capacidade das instituições públicas em responderem à altura dos desafios. Neste contexto, as crises se retroalimentam gerando apatia e contínuo agravamento.

Para criar novos ciclos de prosperidade e desenvolvimento, a criatividade, a sensibilidade, e o rigor técnico são essenciais. Mas a mudança não é a ausência da vontade de permanecer como se está – são processos que precisam ser nutridos. Inovações nascem de referências, conselhos e reflexões. E os livros são ótimas fontes de tudo isto. Sugerimos aqui 5 livros para ampliar horizontes e afiar as nossas habilidades de mudar o nosso cotidiano. 

  1. Poems, de Campbell McGrath 
D33E37E7-6B31-45A3-BC99-597AD3CD4B3C

“Poems” é um livro de poesias em formato de diário, onde o autor discorre sobre o encanto e as dificuldades do dia-a-dia de forma tocante. Sua escrita é especialmente provocativa quanto à tendência de intelectuais em formação abandonarem sentimentos, paixão e verdade em detrimento dos jargões técnicos e despersonalizantes. É um livro que demonstra como conciliar estética, sentimento e teoria crítica; sem superficialidade.

2. Origens Agrárias do Estado Brasileiro, de Octavio Ianni

EA44A01C-FFCA-44B4-85FA-683C05EC0BB0

“Origens Agrárias do Estado Brasileiro” é um dos cânones do pensamento social brasileiro. Nele encontram-se reflexões sobre as raízes da desigualdade social e concentração de poder (e de terras do país). Fundamental para compreender o porquê elites políticas rurais, religiosas e seus representantes formam agendas casadas e bancadas parlamentares, ditando assim os rumos das política nacional.

3. Sapiens – Uma breve história da humanidade de Yuval Noah Harari

3E1CF95C-2B57-4B4B-9798-B70C86A8F800

“Sapiens, uma breve história da humanidade” é um livro fundamental para contrapor tempo histórico e tempo biológico. Traz a perspectiva da nossa jornada como espécie, as mudanças ao longo dos milênios, e os eventos que as impulsionaram. Bom para elevarmos nossas reflexões sobre o caminho das comunidades humanas para além das conjunturas políticas e econômicas imediatas. Afinal, somos sociedade e matéria, mas também parte de uma jornada evolutiva cujo horizonte de tempo relevante é bem maior do que algumas décadas.

4. Truques da Escrita – para começar e terminar teses, livros e artigos; de Howard S. Becker

9CA457BB-FF56-466B-993E-CDC68C29DBEF

O livro de Howard S. Becker nos traz uma rara oportunidade: a de acessar os conselhos e a mentoria de um dos grandes nomes da sociologia contemporânea. Através de uma perspectiva sensível e generosa, Becker confronta um dos tabus da prática sociológica – e, porque não dizer, das ciências sociais em geral: a capacidade de terminar o que se começou em termos de projetos de pesquisa, teses e livros. Longe de ser uma tarefa trivial ou puramente racional, o momento da conclusão de escritos é uma ocasião onde o cientista se confronta com suas expectativas e com a maneira como imagina o seu papel na sociedade. Becker nos mostra que os grandes também vivem estes dilemas, e nos dá elementos para superar a estagnação.

5. Sangue, Ossos e Manteiga; de Gabrielle Hamilton.

5CA4451D-3BF4-41F3-8C71-55A7F0D70346

Neste livro auto-biográfico, a cozinheira feminista Gabrielle Hamilton explora as difíceis contradições e desencontros do feminismo moderno. Não para desconstruí-lo, mas para aprofundá-lo e garantir a sua relevância para além das paredes da academia. O descobrir do feminismo de Gabrielle é contado a partir da sua tentativa pessoal de “implementação” das premissas da teoria crítica contemporânea, mostrando benefícios e limites. É um feedback de uma mulher que, como todas nós, definitivamente precisa do feminismo. Mas de um feminismo vivo, orgânico, pé no chão, orientado pelo imperativo da vida.

UNLEASH Innovation Lab lança curta sobre a fundadora da Nossa Terra Firme Iara Vicente


O UNLEASH Innovation Lab é um laboratório global de inovação que aproxima pessoas de todo o mundo com o objetivo de transformar as idéias únicas de 1000 pessoas em centenas de projetos inovadores. Tem o objetivo também de construir redes globais de cooperação rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). Sua missão é juntar os maiores talentos do campo da sustentabilidade para, com suas perspectivas visionárias e determinação, construir soluções disruptivas, não convencionais e criem assim um mundo melhor e mais sustentável.

Em Agosto de 2017, a primeira turma de Talentos UNLEASH reuniu os primeiros #1000 Talentos Globais pelos ODS. Estes jovens profissionais vieram de todas as partes do mundo e reuniram-se na Dinamarca, onde passaram nove dias trabalhando na criação de soluções reais e de larga escala para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Iara Vicente, fundadora da Nossa Terra Firme, foi uma destes profissionais. Sua história foi contada em um curta-metragem produzido pela Plataforma UNLEASH nesta Terça-Feira, 26 de Março.

A Práxis Transformadora

UNLEASH Nossa Terra Firme estão alinhados na missão de acelerar o nascimento e a consolidação de idéias transformadoras, bem como de promover a cooperação entre indivíduos, empresas, organizações não-governamentais, investidores e fundações globais que estejam na linha de frente da inovação em termos de desenvolvimento global. Desde que retornou da imersão do UNLEASH em 2017, Iara realizou, através da Nossa Terra Firme, diversas parcerias com outros empreendedores sociais de vários países em desenvolvimento.

Nossa Terra Firme também incorporou no seu dia a dia as ferramentas de design e criação de protótipos desenvolvidas pelo UNLEASH nos serviços de planejamento estratégicos e aceleração oferecidos aos nossos clientes. Estas metodologias foram fruto de uma extensa curadoria que incluiu técnicas do design thinking, planejamento estratégico e outras técnicas de aceleração da criatividade. O fruto deste processo foi um guia detalhado sobre as melhores formas de utilização destas metodologias para gerar as idéias mais inovadoras e viáveis possíveis.

Obrigada, UNLEASH, por contar a nossa história! Recomendamos fortemente a toda a comunidade de inovação do Sul Global para se candidatarem a vivenciarem o epicentro global da aceleração em iniciativas sustentáveis. Saiba mais em: https://bit.ly/2TJyruI

O filme está disponível no link:  https://bit.ly/2YCwhkl

Quem somos, o que fazemos e pra onde vamos

 Nossa Terra Firme Consultoria e Produções é uma empresa de cunho social, que opera a partir de uma rede de colaboradores autônomos. Nos especializamos em consultoria estratégica para elaborar, implementar, expandir e inovar em iniciativas que dialoguem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015.

Hoje temos em nossa rede de colaboradores autônomos 14 profissionais, com expertises em áreas como administração pública, ciência ambiental, sociologia, captação de recursos, direito, zootecnia, ecologia, turismo, jornalismo, produção cultural, pedagogia, publicidade e política. Em nosso cotidiano, aplicamos o modelo de workshops, inspirados nos modelos de educação executiva das Ivy Leagues: grupos de trabalho coordenados através de uma coordenação técnica rigorosa e pragmática.

Tips to be Impeccably Groomed

Desde que fundei a Nossa Terra Firme em 2015, cursei o Programa de Mestrado em Administração Pública, Ciência e Política Ambiental, coordenado pelo The Earth Institute e pela School of International and Public Affairs da Columbia University, duas das instituições acadêmicas mais respeitadas do mundo. Tornei-me também integrante do Programa de Talentos Lemann Fellows e fui indicada pela Universidade como um dos #1000 Talentos Globais para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), resultando em uma imersão promovida pelo UNLEASH Innovation Lab na Dinamarca.

Screen Shot 2018-08-15 at 1.03.09 PM

Nestes 3 anos de existência, a Nossa Terra Firme participou de mais de 20 projetos sediados em 7 cidades, e distribuídos entre o Brasil e o Haiti. Estimamos que o impacto de nosso trabalho abrangeu  +2 milhões de hectares; atingindo direta e indiretamente +3000 pessoas. Em 2019, seguiremos com 3 grandes objetivos: 1) Prototipar, implementar e viabilizar projetos de interesse público, desenvolvimento social e proteção ambiental nos territórios compreendidos pelo conceito de Sul Global; 2)  Oferecer formação profissional de ponta para jovens profissionais; através de tutoriais no Youtube, Blog Posts e Coaching; além de treinamento prático intensivo para nossos colaboradores autônomos e 3) Promover a cooperação internacional Sul-Sul entre influencers, governos, institutos de pesquisa, startups e empresas.

Acima de tudo, queremos contribuir para a criação de uma nova cultura empreendedora no Brasil. Acreditamos em geração de valor compartilhada, em apoio mútuo e em competitividade baseada em competências. É de profissionais capacitados que o Brasil precisa para resolver seus problemas. E é ensinando uns aos outros, incubando sonhos e trabalhando em rede que vamos chegar lá.

 

Iara Vicente – Diretora Executiva NTF